sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os 5 Mandamentos de uma Alimentação Saudável

Olá!!!

Dicas de alimentação e saúde são sempre bem vindas, né!? Afinal, o torresminho com cerveja é uma delícia, mas lembrar que bons hábitos alimentares são essenciais e fazem a diferença para manter uma vida saudável nunca é demais!!

Não sou nutricionista nem especialista no assunto, mas as dicas aqui são baseadas em muitas e muitas leituras sobre o tema!!!

Além disso, é fato que se você mantém uma dieta balanceada e pratica exercícios regularmente é possível deixar a dieta de lado de vez em quando com aquele prato de macarrão 4 queijos!!!

Vamos lá:

1) FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES TRAZEM DIVERSOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Ok, nem todo alimento saudável é gostoso de se comer, mas usando a criatividade dá para fazer de uma fruta quase que uma sobremesa!! Dá para transformar a salada em um delicioso prato se temperada com um molho leve e saboroso e até as verduras ficam gostosas se misturadas no arroz, na carne e no feijão!!

DICAS: Coloque uma banana com canela por cima no microondas, ela fica molinha e mata a vontade de comer doce! Prepare um molho com iogurte natural, azeite, orégano e uma pitada de sal, fica uma delicia e dá um gostinho super especial na salada! Bata o caldo do feijão com legumes como moranga e beterraba, o caldinho da uma engrossada e o feijão fica com um toque diferente!

2) BEBA AO MENOS DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA

A água faz bem à saúde porque hidrata o organismo e ajuda na diluição das fibras solúveis, regularizando o trânsito intestinal e consequentemente deixando a pele mais bonita!

DICA: Beba um copo de água em jejum e, ao longo do dia, marque horários para beber outros 8 copos de água, assim você não espera o seu organismo "ter sede" para se lembrar de que está precisando hidratar!


3) DÊ PREFERÊNCIA AOS PEIXES E CARNE BRANCA

Quem não gosta de uma picanha bem suculenta para acompanhar o arroz com farofa!? A ideia não é abolir a carne vermelha, pois esse alimento também possui ferro e vitaminas importantes para o organismo.
O ideal é restringir essa opção a duas vezes na semana e dar preferência às carnes brancas magras e principalmente peixes!


DICAS: Quando optar pela carne vermelha prefira na versão grelhada e não coma a gordura, já é um grande passo!! Os peixes podem ficar ainda mais saborosos com molhos cítricos, já experimentou salmão grelhado com molho de laranja!?

4) ALIMENTE-SE A CADA 3 HORAS

Engana-se quem pensa que para emagrecer é preciso passar fome! Quando o organismo sente essa carência acaba estocando gordura. O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, assim fica fácil diminuir as porções das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

DICA: Tenha sempre em mãos uma barrinha de cereal, uma fruta, iogurte ou outro alimento leve para a hora em que a fome bater!


5) DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL E AÇÚCAR

Juntamente com a gordura os dois maiores vilões de uma alimentação saudável!
O excesso de sódio retém líquidos, eleva a pressão e afeta os rins, portanto quanto menos sal melhor!
O açúcar não só engorda! Em excesso pode causar diabetes e problemas cardiovasculares.
Mais uma vez a ideia não é abolir, mas sim consumir com moderação o açúcar e o sal, afinal, comida com gosto de hospital e nada de um docinho de vez em quando ninguém merece!

DICA: Não seja cruel com você mesmo! Bateu aquela vontade de comer um brigadeiro, coma!! Mas preste atenção como apenas 1 já mata a sua vontade, o segundo na maioria das vezes é gula!

O mais importante é ter consciência de que uma alimentação saudável depende de hábitos saudáveis por toda a vida, adote essa ideia!!!

Dicas e sugestões são sempre bem vindas!!!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas de alimentação! Esse docinho da foto me deu uma vontade!! mmmhh!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje é sexta feira!! Pode comer um docinho pra matar a vontade Rê!!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!!!